11 de novembro de 2010

Primeiro a Santa Missa!

Hoje tive que escolher um tema para postar neste blog. Já que é o primeiro, fiquei inquieto pensando em qual tema escrever. Até que o Vinícius, meu amigo, me deu uma boa idéia. Escrever sobre a Santa Missa.
Achei esta idéia genial, pois falar da Santa Missa como primeira postagem traduz aquilo que devemos sempre viver. Deixar a Santa Missa em primeiro lugar é, assim como dizemos na liturgia eucarística, “Nosso dever e Salvação”.

Mas porque “Dever e Salvação”?

Muitas vezes, por desinteresse ou falta de instrução, não entendemos o que é a Santa Missa e deixamos de vivê-la como se deveria viver. Muitos são os que vão à Missa por não ter o que fazer em casa, pra ver o pessoal conhecido, pra desfilar com a roupa nova...
Para estas pessoas eu apenas digo: “Não sabem o que estão perdendo...”
Estão perdendo porque não vivem em plenitude o que o Senhor nos oferece na Santa Missa, o Seu Corpo e o Seu Sangue. Pois a Santa Missa é justamente o sacrifício do Senhor Jesus.
O Sacrifício de Jesus na Cruz, há 2 mil anos atrás, lá em Jerusalém, no Calvário, foi um fato que não coube no tempo, este acontecimento se eternizou na história e por isso em toda Missa se atualiza a paixão do Senhor. É como se voltássemos no tempo e vivêssemos novamente o Calvário. A única diferença é que Jesus não sofre na carne novamente, mas mesmo assim, dá Seu Corpo e Seu Sangue, no Sacramento da Comunhão.
No momento da consagração, onde o sacerdote, na pessoa do próprio Jesus, diz: “Este é Meu Corpo... Este é Meu Sangue”, Jesus se faz presente. Como? Mistério da Fé. Aquele pequeno pedaço de pão se torna verdadeiramente Corpo. E a pequena porção de vinho se torna Sangue.

Então, Jesus lhes respondeu: 
'Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue tem a vida. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele." (João 6, 53-56)

Aqui Jesus nos responde por que é “Nosso Dever e Salvação” deixar a Missa em primeiro lugar como prática de nossa vida.
Dever, pois Ele nos pede como mandamento ir à Missa no Domingo. Mas, também Salvação, pois pela Missa, ouvimos a Palavra de Deus e assistimos o Sacrifício do Senhor e assim permanecemos nEle, comendo seu Corpo, bebendo Seu Sangue que se faz nas espécies do pão e do vinho.
Não há como querer ser feliz sem tomar do Corpo e Sangue do Senhor. Não há por que buscar pequenas felicidades em outras coisas, se Jesus já nos dá o “Pedaço do Céu”, a Eucaristia.
Vá à Missa sempre que puder. Não garanto uma vida sem problemas, mas garanto que sofrer com o Corpo do Senhor em nós nos dá um novo sentido pra viver.


Matheus Barbosa
19 anos
Está no Jusa desde 2007
Ministro de Comunicação Social
Autor do Blog Nova Obra

2 Comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo post!
Que nós possamos entender a verdadeira importância da santa missa e coloquemos em prática o que aprendemos!
Pois é "nosso dever e nossa salvação"!
Abraços
Vinicius Freitas

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Participe de nossas postagens comentando!