14 de março de 2011

A Quaresma

A QUARESMA

“Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.”
A Quaresma (com início na Quarta-feira de Cinzas e término na Quinta-fera Santa) é um tempo litúrgico muito importante para a vida cristã. É um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para se prepararem para a acolhida do Cristo Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, podemos dizer, simbolicamente, que o cristão está renascendo, como Cristo.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. Simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
A Igreja católica propõe ao cristão, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: oração, penitência e caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista a paz e o amor em toda a humanidade.
E sim, ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, a fim de adquirir crescimento humano e espiritual, e perceber que o que o ser humano mais necessita é de Deus.

0 Comentários:

Postar um comentário

Participe de nossas postagens comentando!